Quem somos

A Mukadzi – Colaboratório Feminista é uma empresa social e colectivo feminista criado por mulheres cientistas sociais e pesquisadoras, com o propósito de gerar conhecimento, informação e inovação social para igualdade de género e justiça social nas áreas socioeconómica, cultural e política em Moçambique. 

Somos uma equipa de profissionais interdisciplinares com larga experiência nas áreas de inclusão social e empoderamento das mulheres, ferramentas para a igualdade de género no sector privado, público e sociedade civil. Possuímos experiência específica em áreas como resiliência económica para mulheres (incluindo práticas endógenas de poupança e de crédito rotativo), liderança transformativa para mulheres, direitos humanos, saúde e direitos sexuais e reprodutivos, resposta integrada à violência baseada no género, educação, feminismos e movimentos sociais.

O nosso propósito

Queremos transformar a nossa sociedade por meio da construção e da partilha criativa de conhecimentos e informações, dados sobre questões de género e direitos das mulheres, para apoiar organizações da sociedade civil, o sector privado e as instituições públicas a aplicar abordagens efectivas para equidade e igualdade de género.  

Queremos transformar a economia e a cultura empresarial, desenvolvendo soluções para uma maior inclusão de mulheres e equidade de género nos diferentes sectores económicos em Moçambique.

Os nossos princípios

Colaboração:
acreditamos que, juntas, somos mais fortes

Pluralidade:
somos mulheres diferentes e plurais, a igualdade se faz pela diferença

Inclusividade radical:
somos contra todas as formas de exclusão e de discriminação

Cuidado e autocuidado:
ao cuidarmos umas das outras e de nós mesmas, também transformamos o mundo

Criatividade Revolucionária:
rebeldia na proposição de soluções e caminhos para a igualdade de género e justiça social

A equipa

Catarina Casimiro Trindade
Co-fundadora da Mukadzi

Feminista, antropóloga e pesquisadora/ consultora especialista em estudos de género, feminismos e movimentos de mulheres em Moçambique. 

completo

Possui doutoramento em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Brasil) e  trabalha há mais de 10 anos com a temática de direitos humanos das mulheres, para ONGs nacionais, instituições do Governo e agências internacionais de desenvolvimento.

Tassiana Tomé
Co-fundadora da Mukadzi

Socióloga e antropóloga moçambicana, com aproximadamente 10 anos de experiência em coordenação de programas e advocacia para melhoria de políticas públicas nas áreas de Educação, Igualdade de Género e Direitos das Mulheres em organizações nacionais e agências das Nações Unidas. 

completo

Tassiana é também pesquisadora feminista e decolonial, com foco em educação, justiça epistémica, democratização, paz e segurança e género. É Co-fundadora da Mukadzi- Colaboratório Feminista e directora do programa AGE – Avançando a Educação das Raparigas, financiado pela USAID. Possui mestrado em Estudos de Desenvolvimento e Globalização pela Escola de Estudos Africanos e Orientais da Universidade de Londres.

Paola Prandini
Coordenadora de Projectos

É feminista interseccional e activista antirracista. Doutora e Mestra em Ciências da Comunicação, pela Universidade de São Paulo, e licenciada em Jornalismo, pela Faculdade Cásper Líbero, no Brasil.  

completo

Durante o doutoramento, foi Pesquisadora-Visitante da Universidade Eduardo Mondlane, em Moçambique, e da University of the Witwatersrand, na África do Sul. Co-fundadora da empresa social AfroeducAÇÃO e Directora Cultural da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação. Autora dos livros “Cruz e Sousa” (2011), “Carolinas”, em parceria com o fotógrafo Diego Balbino (2014) e “A cor na voz: identidade étnico-racial, educomunicação e histórias de vida” (2018), além de coautora de “Eu sou Ilê” (2012) e cotradutora de “Batidas, rimas e vida escolar: Pedagogia Hip-Hop e as políticas de identidade” (2014).

Colaboradoras

Fernanda Teixeira
Colaboradora

Com quase cinquenta anos de carreira profissional, possui uma vasta experiência em cargos de liderança em diferentes organizações humanitárias e da sociedade civil.

completo

Tem trabalhado nos últimos treze anos em consultorias nacionais e internacionais em matérias relacionadas com género e direitos humanos, desenvolvimento organizacional, educação e gestão de desastres, e também como docente do ensino superior em diferentes disciplinas relacionadas com serviço social. Licenciada em Pedagogia e Psicologia pela Universidade Pedagógica de Maputo, possui ainda formação em estudos em Ciências de Educação pela Universidade Eduardo Mondlane.

Alessandra Paes
Direção de arte e design

Designer, ilustradora, artista visual e arte educadora brasileira atuante desde 2006. Integrou equipes de diversas agências e estúdios de São Paulo com direção de arte e criação. 

completo

Hoje trabalha com foco em desenvolvimento criativo, e futuramente educacional, para organizações sociais com recorte na infância, étnico-racial, gênero e desenvolvimento sustentável.